A A
  • 1. O que é seguro?
    O seguro é uma forma de você transferir para uma empresa (sempre uma seguradora) os prejuízos financeiros de um risco que você corre, pagando um valor por essa transferência. Esse valor é chamado prêmio de seguro.
    É um mecanismo que repõe os prejuízos que você teve por força de um acontecimento inesperado.
    O seguro não impede que coisas ruins aconteçam, mas protege quem comprou o seguro dos prejuízos que a pessoa sofrerá se algo ruim acontecer. O pagamento que a seguradora faz é chamado indenização.
  • 2. O que é risco?
    Risco é algo ruim que pode acontecer no futuro. Você não tem certeza se o risco acontecerá e não deseja que ele aconteça.
    Exemplos: risco de adquirir uma doença; risco de roubarem seu carro etc.
  • 3. O que é apólice de seguro?
    A apólice é um documento que contém todas as informações do contrato de seguro. É composta das condições gerais e, se houver, condições especiais e particulares. Em alguns tipos de seguro, como o Seguro Garantia Estendida, a apólice pode ser substituída pelo Bilhete de Seguro.
  • 4. O que é Bilhete de Seguro?
    Bilhete é um documento que você recebe quando compra alguns tipos de seguro. Ele é equivalente à apólice, que muitas pessoas conhecem. Esse documento contém as informações sobre o seu seguro, e por isso você deve ler com atenção e guardá-lo para consultar sempre que precisar.
  • 5. O que é garantia?
    É a responsabilidade do fornecedor de entregar o produto ou serviço isento de defeitos e em condições de funcionamento, além de reparar os defeitos constatados pelo consumidor dentro de um prazo determinado.
  • 6. Quais os tipos de garantia existentes?
    Existem dois tipos de garantia: a garantia legal e a garantia contratual.
  • 7. O que é garantia legal?
    É a garantia que você tem por direito, estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor, e que prevê prazos para reclamar, as obrigações do fornecedor e as formas para a reparação dos seus danos.
  • 8. O que é garantia contratual?
    É a garantia que pode ser oferecida pelo fornecedor com o objetivo de conferir ao consumidor uma proteção após o vencimento da garantia legal. A duração dessa garantia é variável. Confira no ato da compra se o produto possui a garantia contratual e qual o seu período de duração.
  • 9. O que é “garantia estendida”?
    Muitas pessoas não sabem que “garantia estendida” é um seguro: o “Seguro Garantia Estendida”. Este é o seguro utilizado para ampliar e, em alguns casos, complementar o prazo da garantia legal e contratual de produtos como eletrodomésticos, eletroportáteis, eletrônicos e celulares.
  • 10. O que é Seguro Garantia Estendida?
    É o seguro utilizado para ampliar e, em alguns casos, complementar o prazo da garantia legal e contratual de produtos como eletrodomésticos, eletroportáteis, eletrônicos e celulares.
  • 11. Quantos tipos de Seguro Garantia Estendida existem?
    Existem dois tipos de Seguro Garantia Estendida: o Seguro Garantia Estendida Original e o Seguro Garantia Estendida Original Ampliada.

    • Seguro Garantia Estendida Original: amplia o prazo da garantia legal e contratual com as mesmas coberturas e exclusões;

    • Seguro Garantia Estendida Original Ampliada: amplia o prazo da garantia legal e contratual com as mesmas coberturas e exclusões e ainda oferece coberturas adicionais.

    Ao comprar o seu Seguro Garantia Estendida, verifique no Bilhete de seguro qual o tipo de garantia estendida você adquiriu.
  • 12. Quando começa a valer o Seguro Garantia Estendida?
    O Seguro Garantia Estendida só começa a valer após o término do prazo da garantia legal e contratual.
  • 13. Quando começam a valer as coberturas adicionais do meu Seguro Garantia Estendida Original Ampliada?
    As coberturas adicionais só começam a valer após o término do prazo de garantia legal e contratual. Antes disso você não pode utilizar as coberturas adicionais do Seguro Garantia Estendida.
  • 14. Qual o prazo de duração do Seguro Garantia Estendida?
    As seguradoras oferecem Seguro Garantia Estendida com prazos de duração variáveis. Você pode escolher o prazo que preferir ao comprar o seguro, desde que tenha disponibilidade no local da compra.
  • 15. Quais são os benefícios do Seguro Garantia Estendida?
    O principal benefício do Seguro Garantia Estendida é proporcionar comodidade, segurança, economia ao consumidor e proteção ao seu patrimônio contra os defeitos do produto, por mais tempo que o oferecido pelo fornecedor.
  • 16. O que devo considerar na hora de comprar o Seguro Garantia Estendida?
    É recomendável que você:

    • solicite ao vendedor que informe o preço do seguro de forma separada do preço do produto;

    • informe-se sobre a garantia oferecida pelo fabricante do produto que você adquiriu e guarde o comprovante dessa garantia (certificado de garantia do fabricante)

    • entenda qual tipo de Seguro Garantia Estendida está sendo ofertado para saber as coberturas e exclusões: garantia estendida original ou garantia estendida original ampliada;

    • verifique se o seguro prevê o conserto ou a troca do produto defeituoso;

    • analise as diferentes opções de preço em função do prazo de duração do seguro;

    • verifique o preço do seguro e analise se ele cabe no seu orçamento;

    • informe-se sobre o que você deverá fazer quando precisar usar o seguro;

    • informe-se sobre o local aonde deverá ser levado o produto caso ele apresente defeito (você poderá entregá-lo na própria loja? qual o endereço das assistências técnicas autorizadas? a seguradora buscará o produto na sua casa?);

    • efetue o pagamento do seguro mediante assinatura do termo de autorização para cobrança em conjunto com o produto que você comprou;

    • peça ao vendedor a nota fiscal do produto e o bilhete do seguro, tire uma cópia desses documentos, leia-os atentamente e guarde-os com cuidado;

    • fique atento: o vendedor não pode oferecer um desconto no produto que você está comprando “desde que” você leve também o Seguro Garantia Estendida. Você decide comprar o produto e o seguro separadamente e por vontade própria;

    • • se você se arrepender a compra, poderá desistir no prazo de sete dias corridos a contar da assinatura da proposta ou da emissão do bilhete de seguro. Desistindo dentro desse prazo, você tem direito a receber todo o seu dinheiro de volta.

  • 17. Quais documentos devo receber ao comprar o Seguro Garantia Estendida?
    Você deverá, obrigatoriamente, receber o Bilhete do seguro, com o detalhamento das coberturas e exclusões e também com os telefones de contato da central de relacionamento, serviço de atendimento ao consumidor da ouvidoria da seguradora. Exija também a nota fiscal do produto. É recomendável que, depois de ler atentamente, você tire uma cópia desses documentos e os guarde com cuidado.
  • 18. Posso comprar o Seguro Garantia Estendida para qualquer produto?
    Você pode adquirir o Seguro Garantia Estendida para produtos da linha branca (refrigeradores, freezers, fogões, micro-ondas, depuradores, lavadoras, secadoras etc.), da linha marrom (televisores, vídeos, aparelhos de som etc.), da linha de informática (computadores, impressoras, scanners etc.), telefones celulares, bicicletas, aparelhos de fitness (esteira elétrica e mecânica, bicicleta ergométrica, elíptico, remo e stepper), linha de móveis (sala, copa, cozinha e quarto) e jardinagem, entre outros.
  • 19. Onde posso comprar o Seguro Garantia Estendida?
    Normalmente o Seguro Garantia Estendida é vendido em lojas de varejo. No entanto, ele pode ser comprado diretamente na seguradora, em outras empresas ou associações que atuem como representantes de seguros, com o corretor de seguros e, ainda, pela internet.
  • 20. O que é representante de seguros?
    É uma empresa ou associação que vende seguros em nome de uma seguradora.
  • 21. Posso cancelar o Seguro Garantia Estendida?
    Sim. Você pode cancelar o Seguro Garantia Estendida pelo mesmo meio utilizado na compra ou por outros canais que sejam oferecidos pela seguradora.
  • 22. Qual é o prazo para cancelar o Seguro Garantia Estendida?
    Você tem o direito de cancelar o Seguro Garantia Estendida a qualquer momento.
  • 23. Se eu cancelar o Seguro Garantia Estendida, o valor que paguei por ele será devolvido?
    Depende do momento em que você cancelar o Seguro Garantia Estendida.

    • Se você cancelar o Seguro Garantia Estendida dentro do prazo de sete dias corridos, a contar da compra, você receberá de volta todo o valor pago pelo seguro. Este é o chamado direito de arrependimento, estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor.

    • Se você cancelar o Seguro Garantia Estendida depois de sete dias corridos, mas dentro do período da garantia legal ou contratual, você receberá de volta o valor pago pelo seguro, descontado o percentual de 7,38%, referente ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) recolhido ao Governo Federal.

    • Se você cancelar o Seguro Garantia Estendida durante o período em que este já estiver vigente, ou seja, após o término do prazo de garantia legal e contratual, você receberá de volta um valor proporcional à quantia paga pelo seguro (prorata), descontados todos os tributos e o valor referente ao período em que o seguro já esteve vigente.

  • 24. Ao utilizar o Seguro Garantia Estendida, posso escolher se quero a troca ou o conserto do produto?
    Não. O tipo de seguro que você comprou define se o produto será consertado ou trocado. Informe-se no momento da compra.
  • 25. Se o meu Seguro Garantia Estendida prevê o conserto, mas o defeito não pode ser consertado, eu ficarei sem cobertura?
    Não. Caso a seguradora constate que não é possível consertar o defeito do seu produto, ela fará a substituição por outro produto idêntico.
  • 26. E se não for possível repor o produto por outro idêntico?
    Quando a reposição por bem idêntico não for possível, você poderá escolher entre receber o valor que constar no documento fiscal ou receber um produto de características similares, limitado ao valor do documento fiscal.
  • 27. Se o produto apresentar defeito, posso escolher uma assistência técnica de minha confiança?
    Não. Para exercer seu direito de utilizar o seguro, você deverá entrar em contato com a central de relacionamento da seguradora. O produto só poderá ser consertado por uma assistência técnica indicada pela seguradora.
  • 28. Todos os defeitos são cobertos pelo Seguro Garantia Estendida?
    Não. O Seguro Garantia Estendida só cobre o que estava previsto na garantia do fornecedor. Fique atento às exclusões, pois elas indicam o que não será coberto pelo Seguro Garantia Estendida. Alguns exemplos do que costuma não ser coberto são: danos causados por ferrugem ou derramamento de líquidos no produto; danos causados por falta ou excesso de limpeza; danos causados por mau uso; danos decorrentes do desgaste natural das peças e acessórios; danos causados intencionalmente ao produto, entre outros. Para conhecer a lista completa de exclusões, consulte o bilhete de seguro e o manual do produto. Leia-os atentamente.
  • 29. Em caso de defeito do produto, como utilizar o Seguro Garantia Estendida?
    Ligue para o número da central de relacionamento da seguradora, que consta do bilhete de seguro que você recebeu no ato da compra, e siga os procedimentos informados pela seguradora.
  • 30. Se eu precisar utilizar o Seguro Garantia Estendida, como ocorrerá o transporte do produto?
    Ao comunicar o defeito à central de atendimento da seguradora, o atendente informará ao segurado se o defeito tem cobertura; nesse caso, onde será feito o reparo e de quem será a responsabilidade pelo transporte do bem. O reparo do produto será feito por assistência técnica credenciada, podendo ser realizado na residência do segurado ou na sede da assistência técnica. Consulte sua seguradora!
  • 31. Quanto tempo a seguradora possui para reparar ou substituir o produto com defeito?
    A seguradora tem até 30 dias para reparar ou substituir o produto com defeito, após o recebimento de todas as informações e documentos.
  • 32. Se eu não ficar satisfeito, o que devo fazer?
    Você deve procurar o serviço de atendimento ao cliente (SAC) da seguradora. Caso não tenha ficado satisfeito com a resposta oferecida pelo SAC, procure a Ouvidoria da seguradora. Você também poderá procurar a loja onde efetuou a compra do seguro para fazer a reclamação. Para entrar em contato com a Susep, acesse o site www.susep.gov.br ou ligue para 0800 021 8484.
  • 33. Quais são as normas que regulamentam e definem o Seguro Garantia Estendida?
    A comercialização do seguro é fiscalizada pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) e todas as normas podem ser consultadas no site www.susep.gov.br. As normas legais básicas que regulamentam o seguro de garantia estendida são: a Resolução CNSP n° 296, de 2013; a Resolução CNSP 306, de 2014; e a Circular Susep n° 480, de 2013. Além disso, você está protegido pelo Código de Defesa do Consumidor.
  • 34. Quais seguradoras trabalham com o Seguro Garantia Estendida?
    Atualmente, temos as seguintes seguradoras atuando no ramo de Seguro Garantia Estendida: AIG Seguros, Assurant, BBMapfre, Bradesco Seguros, Cardif Seguros, Itaú Seguros/Garantec, QBE Seguros, Royal Sunalliance, Tokio Marine, Usebens, Virginia Surety, Porto Seguro, Luizaseg e Zurich Seguros.

Caso sua dúvida seja mais específica, você pode enviá-la clicando no botão abaixo.